domingo, 24 de abril de 2011

A Bíblia e os Evangelhos Apócrifos

A Bíblia nem sempre apresentou a mesma forma de hoje em dia; Ao longo do tempo, sucessivos concílios eliminavam ou incluiam livros; Vários textos, chamados hoje de "apócrifos", figuravam anteriormente na Bíblia.

No inicio do cristianismo os evangelhos chegaram ao número de 315 livros diferentes; No Concílio de Nicéia, todos esses livros foram banidos, exeto os 4 evangelhos presentes na Bíblia atualmente.

Muitos livros que tornaram-se apócrifos a partir do concílio de Nicéia cairam no esquecimento. Contudo, em 1947, nas cavernas de Qumran próximo ao Mar Morto, vários livros usados pelos primeiros Cristãos foram encontrados.


Em 325 dc é realizado o Concílio de Nicéia, (província de Anatólia, Turquia). Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja. Trezentos Bispos se reúnem, convocados pelo Imperador Romano Constantino.

Esse concílio estabeleceu o Novo Testamento, com exeção do apocalipse que foi declarado apócrifo, sendo incorporado ao cânon no concílio de Cartago (África), no ano 397 D.C.

O cânon do Velho Testamento só foi definitivamente estabelecido após a reforma protestante de 1517 d.c. (versão protestante), e pela contra reforma, no concílio de Trento de 1545 d.c. (versão católica).

Fonte: http://mucheroni.hpg.com.br/religiao/96/index_pri_1.html

2 comentários:

  1. Ola,
    Por favor, eu gostaria de saber se você talvez saiba, ou se pode me dizer aonde eu posso procurar: quais são esses livros banidos no novo testamento, e que acabaram virando apócrifos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. ops..acho que já achei no seu blog..rsrs
    http://espacoarqueologico.blogspot.com/2011/04/lista-completa-dos-evangelhos-apocrifos.html

    ResponderExcluir