quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Períodos da História

A evolução da humanidade, que na realidade corresponde à História da sociedade humana, tem seu início com o surgimento do homem e se desenrola até os dias atuais.

Entretanto, subtende-se como História, para efeito de estudos, o período desta evolução a partir do advento da escrita.
Ao período anterior, passou-se a utilizar a denominação Pré-História. É comum dividir-se tanto a Pré-História, como a História em períodos, ou fases, ou ainda eras. E consideram-se o homem e as comunidades da Pré-História como sendo primitivas, e da História como sendo civilizadas.
Primitivo: ser que viveu na pré-história, antes da invenção da escrita. Começo de sua evolução, ou muito pouco diferenciado de seus antepassados mais remotos. Está em estado natural, usa métodos primitivos para alcançar seus fins.
Civilizado: ser que viveu após a invenção da escrita. Com alto grau de desenvolvimento, progresso, adiantamento.
A História do homem começa a partir do seu sugimento na Terra. Teria sido há 5, 3 ou 1 milhão de anos atrás?
Não se sabe com exatidão. E o que importa é que são milhões ou milhares de anos de evolução e progresso provocados pelo ser humano.
A Pré-História corresponde ao enorme período de evolução humana que ocorreu desde o surgimento do homem até o início da utilização da escrita.
Formam esse longo período:
  • Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: + – 1.000.000 a.C. (Surgimento do Homem) até 10.000 a. C. (+ ou -) (Agricultura).
  • Neolítico ou Idade da Pedra Polida: 10.000 a.C. (Agricultura). Até 4.000 a.C..
  • Idade dos Metais: 4.000 a.C até 3.500 a.C. (Escrita).
A História corresponde ao período da evolução humana a partir da utilização da escrita. Isso ocorreu há aproximadamente 3.500 a.C. e encontra-se dividida em quatro idades ou períodos.
Antiguidade ou Idade Antiga:
Começa por volta de 3.500 a.C., quando foi inventada a escrita, e vai até 476 d.C. (século V), quando teve fim o Império Romano do Ocidente. Durante essa época, em que se desenvolveram grandes civilizações na Europa, na Ásia e na África, o Brasil já era habitado por grupos humanos.
piramidePirâmide egípcia: Obra representativa de grandes civilizações da Antiguidade.
Idade Média:
Vai do século V (476) até o século XV (1453 data da queda de Constantinopla, tomada pelos turcos). No fim da Idade Média, os europeus começaram as Grandes Navegações, chegando à Africa, à Ásia e à América. Durante esse período, o território brasileiro era ocupado por muitos milhões de índios, divididos em povos e tribos diferentes.
Idade Moderna:
Vai do século XV ao século XVIII (1789, data da Revolução Francesa). Nesse período, o comércio europeu expandiu-se por todo o mundo, e teve início a indústria. No início da Idade Moderna, os portugueses chegaram no Brasil.
tomada-da-bastilhaTomada da Bastilha, episódio que deu início à Revolução Francesa.
Idade Contemporânea:
Começa no século XVIII e chega até nossos dias.
Em 1945, a cidade japonesa de Hiroxima foi arrasada por uma bomba atômica atirada pela aviação americana, ao final da Segunda Guerra Mundial – um acontecimento importante da Idade Contemporânea.
Fonte: Educação de Jovens e Adultos – História
http://www.idealdicas.com/a-historia-em-periodos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário