sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cidades submersas do mundo antigo - Palácio de Cleópatra

Reino Submerso da Rainha Cleópatra - Alexandria - Egito
Perdida e esquecida há mais de 1600 anos, várias quadras do que acredita-se tratar de um palácio de Cleópatra, fora descoberto na costa da cidade de Alexandria.
Palácio de Cleópatra submerso
Um time de Arqueologistas Submarinos, liderados pelo francês, Franck Goddio, desde 1998 escavam e pesquisam esta antiga cidade.
Historiadores acreditam que esta parte da cidade foi submersa pela ação de terremotos e ondas gigantes e surpreendemente, vários artefatos permanecem intactos.
Dentre as descobertas estão as fundações do Palácio, naufrágios, colunas de granito vermelhas e estátuas das Deusas Isis e Esfinges.
O governo Egípicio planeja criar um museu subaquático, para que turistas mergulhadores possam visitar as ruínas.
Mergulhador em frente a estátua que acredita-se ser de Ptolemeu XII

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PEDREIROS BRITÂNICOS ENCONTRAM GATO "DE 400 ANOS" EM PAREDE




"Pedreiros que trabalhavam em uma reforma numa casa antiga da região de Devon, no sudoeste da Grã-Bretanha, encontraram os restos mortais de um gato que possivelmente tem centenas de anos, escondidos dentro de uma parede.

Os restos do felino, quase intactos, foram encontrado em um dos banheiros da casa no vilarejo de Ugborough na segunda-feira. Richard Parson, o dono da casa, afirmou que o gato será colocado de volta onde foi encontrado.

"Os pedreiros estavam retirando um dos banheiros no andar de cima e este amiguinho apareceu", disse. "Tínhamos uma noção de que havia um gato aqui, havia um mito local, uma lenda de que existia um gato enterrado na casa, mas, claro, não sabíamos onde estava."
"A primeira coisa que pensei foi que não precisávamos (do gato) na casa, mas, na verdade, dá um certo charme ao vilarejo, então vamos colocar de volta", acrescentou.

Parson afirmou que não sabe há quanto tempo o gato estava na parede da casa, mas os moradores do vilarejo alegam que o animal pode ter 400 anos de idade.Bruxas
Marion Gibson, especialista em folclore e magia na Universidade de Exeter, afirmou que centenas de anos atrás gatos eram colocados nas paredes das casas para afastar a "má sorte".

"Frequentemente os gatos eram colocados nas paredes como um amuleto da sorte. Eles poderiam ser usados para afastar bruxas, mau-olhado, má sorte, insetos ou qualquer outra coisa que pudesse ser vista como ameaça à casa", disse.

"Esta parece ter sido uma prática comum em todo o continente europeu."

Mas o pedreiro Kevin Read, um dos que encontrou o gato, não gostou muito da surpresa. "Acho que não fiquei muito feliz, para ser honesto. Não é algo que você encontra todo dia", afirmou."

(Fonte: BBC Brasil e IG)